top of page

A equipe de arquitetura conhece bem os valores que deveriam estar refletidos no projeto. Juntos desde 2011, projetando condomínios horizontais para a JMD Urbanismo, a Truvian traz para sua sede linhas contemporâneas e, ao mesmo tempo, humanas e aconchegantes, o conceito que leva aos empreendimentos da urbanizadora: ambientes que fomentam a conexão e amizade entre as pessoas, descontraídos e sofisticados, e que permitem viver com liberdade, desfrutando da paisagem.

O foco central deste projeto são os encontros em volta da natureza, e o protagonista é o grande pátio central. Todas as salas se voltam para ele, permitindo que todos os colaboradores desfrutem desse espaço enquanto trabalham. O corredor envidraçado é o canalizador desses encontros; ali, as pessoas passam, acenam e se convidam, e assim o convívio entre os diversos setores, clientes e parceiros é humanizado.

Neste pátio, os ambientes ao ar livre, onde se ouve o suave barulho do lago e o som dos pássaros, com jabuticabeiras carregadas que aguçam os sentidos, e sofás e poltronas para descanso, geram um lugar de fuga, interação e alívio do estresse que o dia a dia em uma empresa pode provocar. A capela no centro do pátio busca a espiritualidade e a conexão com o Eu, caracterizada com linhas modernas, linguagem mais intimista, com brises de madeira que asseguram a privacidade e a quietude do ambiente.

Percorrendo todo o prédio, percebe-se inserções artísticas, desde o balcão da recepção, com um projeto tridimensional de curvas retroiluminadas do designer norte-americano Mario Romano, até a capela, que tem inserções da artista especializada em arte litúrgica Mari Bueno, e as salas internas de todos os setores, com painéis pintados no local por Evellyn Dolenkei.

Ainda sobre arte, o projeto da copa de uso da equipe é uma extensão do jardim e, por isso, conta com a aplicação de azulejos pintados à mão que levam a assinatura da arquiteta Rafaela Zanirato para a Dune Cerâmica, fazendo uma composição com o painel de Evellyn Dolenkei. A Truvian acredita que a arte promove criatividade e bem-estar para seus colaboradores e mostra aos clientes e parceiros o que é importante para a empresa.

A fachada chama a atenção pelo tom azul esverdeado vibrante das placas de cobre patinado. Poético também é o filtro de luz que a marquise, com elementos vazados que remetem ao logotipo da empresa, reflete no exuberante jardim externo. Tudo isso se interliga com o pátio interno através do lago com carpas coloridas que atraem pessoas que vêm para trazer as crianças ou simplesmente se fotografar.

As salas internas têm uma decoração corporativa, com tons de cinza e branco, mas promovem o aconchego provocado pelo couro nas paredes, pela madeira e pela luz natural, com móveis de design e painéis artísticos com cores vibrantes, além de muito contato visual com os jardins externos, em especial o capim do Texas esvoaçante da fachada. Todas as salas são preparadas para diversas situações de trabalho, com um excelente sistema de áudio e vídeo para reuniões e um cuidado extremo com a acústica perfeita, com esquadrias especiais, piso acarpetado e forro específico para atender a essa necessidade.

“A sede da JMD Urbanismo é um dos projetos que refletem o jeito Truvian de projetar: muita luz natural adentrando os ambientes e muito contato com o verde, a natureza e os materiais naturais, que provocam os cinco sentidos, desde o visual, fomentado pela arte e pelos diversos jogos de luz e sombra de brises e painéis, ao auditivo provocado pelo lago, e o paladar pelos frutos das jabuticabeiras, até o tato, promovido pelo toque suave e aconchegante da madeira e do couro.”

 

Rafaela Zanirato

USO COMERCIAL

LOCALIZAÇÃO SINOP/MT

ÁREA CONSTRUÍDA 768,78 m²

ANO DE PROJETO 2022

STATUS  EXECUTADO

PROJETO ARQUITÔNICO TRUVIAN ARQUITETURA

PROJETO DE INTERIORES TRUVIAN ARQUITETURA

EQUIPE RAFAELA ZANIRATO, ANA BEATRIZ FURTADO, ISABEL EBERHART, JONATHAN OSTI, VICTOR BRAZ, LUKAS MORAIS, FLÁVIA CICUTO, JULLIA GEHRING E JULIA LORENÇON

 

FOTOGRAFIA MANUEL SÁ

SEDE JMD URBANISMO

bottom of page