
O terreno, aparentemente pequeno para o programa, precisava concentrar atividades em uma área ampla para atender à necessidade do casal de reunir amigos para o preparo de jantares e churrascos, um hobby preferido do dono da casa.
A cozinha tradicional foi eliminada, e um ambiente único foi criado, com balcão para preparo da comida, churrasqueira, duas mesas de jantar e área de estar. Seguindo essa área de convívio, uma pequena varanda dá continuidade ao espaço e aproxima as pessoas da piscina. Um rasgo no forro traz luz natural sobre a área de preparo da comida.
Para conectar a casa à piscina e fugir do sol da tarde, o hall e a circulação trazem a natureza para dentro e conduzem as pessoas até este ambiente de convívio.
O quarto do casal também se volta para a piscina e o jardim, através de painéis escamoteáveis de madeira, que, quando fechados, ocultam a existência dessa janela, permitindo privacidade.
O charme da entrada da casa está nos painéis articuláveis de madeira e no forro, que mescla um padrão de ripas de madeira e vidro, trazendo o balanço das folhas da palmeira para dentro da casa.
Na varanda da piscina, uma churrasqueira a gás serve aos pequenos encontros em um ambiente com sofás e poltronas de área externa, permitindo que o uso seja concomitante com a piscina, para que crianças e adultos se sintam à vontade para sair da piscina e sentarem molhados comendo um churrasquinho típico do Mato Grosso.
No living gourmet, o forro de madeira, a textura do tijolinho e a lâmina de madeira criam um ambiente acolhedor, enquanto o quartzito Paraná Argento dá o tom de sofisticação pretendido.
O banheiro do casal tem ligação direta com a piscina; a ideia é permitir que as crianças saiam da água e vão direto para o banho, sem molhar a casa. No closet, atendemos ao desejo da dona da casa com tudo aberto e à mão, além de uma penteadeira bem iluminada.
O maior diferencial do projeto é a integração entre o gourmet, a sala de jantar e a sala de TV/estar, criando uma grande área de convívio. Para tornar esse ambiente ainda mais aconchegante, o espaço tem forro de lambril e vigas de madeira natural. Além da cama do casal voltada para a piscina, com a TV suspensa ao teto, criando uma vista privilegiada para quem está deitado.
Para a entrada de iluminação natural, além da grande esquadria que liga o espaço gourmet à piscina, foi feita uma abertura zenital acima da bancada da cozinha, permitindo que a claridade auxilie na área de trabalho. Já no hall de entrada, foi feita uma cobertura translúcida para que a luz permeie através da trama de madeira, criando um filtro de luz no espaço.
CASA S | C
USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO SORRISO/MT
ÁREA CONSTRUÍDA 375,05 m²
ANO DE PROJETO 2016
STATUS EXECUTADO
PROJETO ARQUITÔNICO TRUVIAN ARQUITETURA
PROJETO DE INTERIORES TRUVIAN ARQUITETURA
EQUIPE Rafaela Zanirato e Ana Beatriz Furtado
FOTOGRAFIA LÉO MATSUDA